Ações sociais e culturais do Ronda no Bairro movimentam o Jacintinho

A manhã desta segunda-feira (18) foi diferente para boa parte dos moradores do Jacintinho, um dos bairros mais populosos de Maceió. O Ronda no Bairro, programa do Governo de Alagoas que alia policiamento de proximidade e ações sociais, promoveu uma série de ações culturais e de cidadania na Praça do Mirante, em frente à Casa de Direitos do bairro.

Serviços de saúde, como aferição de pressão e glicose, serviços odontológicos e estéticos, como corte de cabelo para homens e mulheres, além de apresentações culturais e atividades recreativas foram proporcionados para os moradores gratuitamente. Ao todo, mais de duzentas pessoas foram beneficiadas.

À frente da equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro, a psicóloga Áurea Vasconcelos explica que esse trabalho visa proporcionar qualidade de vida aos moradores.

“Essa ação é resultado da união de dois projetos nossos: o Ronda no Bairro Cultural e o Ronda no Bairro Presente, por isso, proporcionamos à população esses serviços sociais e as atrações culturais visando não só oferecer maior qualidade de vida a estas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, como também ocupar espaços públicos, como é o caso da Praça do Mirante, com qualidade, evitando que esses equipamentos se tornem local de propagação de ações criminosas”, explica a psicóloga.

Policiamento

Há pouco mais de ano atuando no Jacintinho, o Ronda no Bairro já contribui efetivamente para a redução dos índices de violência no bairro, sempre aliando as ações sociais – como aulas de judô, taekwondo, assistência escolar, música, pintura e desenho – com policiamento de proximidade, feito por quase cinquenta agentes de proximidade todos os dias.

“O programa teve início aqui no Jacintinho, sempre aliando o operacional com o social. Felizmente, com isso, conseguimos contribuir ativamente com a redução dos índices de criminalidade como, por exemplo, os assaltos a coletivos. Em novembro do ano passado chegamos a zerar as ocorrências deste tipo no Jacintinho e isso já é uma grande vitória. O policiamento de proximidade tem feito a diferença na vida das pessoas”, conta o capitão Andrade, subcomandante do Ronda no Bairro.

Ascom – 18/02/2019

(Visited 2 times, 1 visits today)